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Como montar um cardápio: conheça 7 estratégias para vender mais

7 estratégias para montar um cardápio que vende mais

29 de julho de 2021/em Gestão administrativa /por Genuíne Sistemas

Saber como montar um cardápio eficiente é algo essencial para os restaurantes que querem vender mais. Porém, nem sempre os empresários da área prestam atenção nesse detalhe e acabam negligenciando uma estratégia que poderia aumentar os lucros do negócio.

Se você não faz ideia sobre como elaborar um cardápio que vende mais, não se preocupe! Você veio ao lugar certo! Neste artigo, traremos uma série de dicas interessantes para você colocar em prática no seu restaurante. Ficou interessado? Então, é só continuar a leitura!

Como montar um cardápio: 7 estratégias interessantes

Listamos uma série de estratégias interessantes para você, que deseja saber como montar um cardápio. Veja, a seguir!

1. Entenda sobre engenharia do cardápio

A engenharia do cardápio é uma ferramenta bem interessante na área da gastronomia. Por meio dessa técnica, se faz um estudo entre a lucratividade e a popularidade dos pratos que o estabelecimento oferece.

A ideia da estratégia é fazer com que o empresário entenda quais são os produtos que o público do restaurante mais gosta e quais geram mais lucro para o estabelecimento. Dessa forma, pode se dar destaque para os pratos que são os “queridinhos” dos clientes e que também são mais baratos para preparar ou têm uma margem de lucro maior.

Para iniciar uma estratégia de engenharia do cardápio, uma das primeiras coisas a ser realizada é a ficha técnica para todos os pratos oferecidos pelo restaurante. Com esse documento, será possível saber exatamente o quanto de dinheiro se gasta para preparar cada alimento.

A partir do custo dos pratos, o empresário consegue entender mais facilmente o quanto de lucro cada um deles traz. De tal maneira, pode enquadrar os produtos em quatro conceitos diferentes, propostos pela engenharia do cardápio. São eles:

  • estrela: pratos com popularidade e alta margem de lucro;
  • cavalo de corrida: pratos com alta popularidade, mas baixa margem de lucro;
  • desafio: pratos com alta margem de lucro, porém pouca popularidade; e
  • abacaxi: pratos pouco populares e com baixa margem de lucro.

Após essa classificação, fica mais fácil de pensar no cardápio do restaurante. Os pratos abacaxi, por exemplo, podem ser eliminados do menu, tendo em vista que quase não são pedidos e ainda custam caro para o estabelecimento.

Já os pratos estrela merecem lugar de destaque no cardápio, assim como os desafios, que precisam cair no gosto popular, já que são lucrativos.

Os cavalos de corrida, como já são conhecidos e pedidos, não precisam ficar numa posição de tanto destaque. Afinal, os seus clientes já os conhecem e, apesar de serem muito pedidos, eles não trazem tanto lucro.

2. Planeje a  diagramação do cardápio

Agora é chegado o momento de diagramar o cardápio. Para isso, a primeira coisa que deve ser feita é uma tabela com os pratos e seus respectivos preços.

Com base no que foi levantado na estratégia de engenharia do cardápio, estabeleça uma ordem para que os pratos sejam mostrados no menu. Também defina quais deles merecem ter mais destaque, como uma foto maior ou chamada especial, por exemplo.

Todas essas informações devem ser repassadas para a gráfica ou designer que vai desenvolver o projeto visual do cardápio para você.

3. Use fotos reais dos seus pratos

Quando se fala em como elaborar um cardápio, é preciso dar muita atenção para as estratégias visuais. Afinal, como diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Por isso, capriche nas fotos do seu cardápio, que devem ser sempre reais e com qualidade. Contratar um fotógrafo profissional para fazer esse trabalho, sem dúvida, é um bom investimento. 

4. Trabalhe a identidade visual do restaurante

Ainda sobre as imagens do cardápio, é importante utilizar a identidade visual do estabelecimento na diagramação.

Por identidade visual, entendemos o logotipo, as cores, os grafismos e outros elementos visuais que marcam o seu restaurante.

5. Desenvolva os textos de apoio

Os textos de apoio dos pratos também são muito importantes, para que os clientes possam fazer os pedidos com mais convicção.

Embaixo do nome do prato, deve haver um textinho trazendo informações, como os ingredientes que são usados no preparo.

Dessa forma, se um cliente não gosta ou é alérgico a um ingrediente utilizado, por exemplo, pode solicitar a retirada e evitar surpresas desagradáveis. Além disso, o atendimento fica mais personalizado.

6. Garanta uma impressão de qualidade

Finalmente é chegado o momento de imprimir o seu cardápio. Aqui é interessante apostar no uso de um papel de qualidade, de preferência plastificado, para não desgastar com o tempo.

É importante, de tempos em tempos, imprimir novos cardápios e descartar os antigos. Afinal, um menu sujo, desbotado e desgastado causa uma péssima impressão nos clientes.

Além disso, a reimpressão deve ser feita sempre que os preços passarem por alterações. Jamais escreva o novo preço à caneta em uma etiqueta branca e cole por cima do preço antigo, por exemplo. 

Isso fica muito ruim para a imagem do restaurante, que pode ser visto como amador e desleixado.

7. Considere o cardápio digital

Para evitar gastar muito com reimpressões, uma boa ideia é usar o cardápio digital. Essa opção é vantajosa porque basta acessar o sistema no computador e fazer alterações nos textos, fotos e preços dos pratos.

Além disso, você pode facilmente incluir e excluir novos pratos. Já o acesso dos clientes é feito por meio de tablets, que não desgastam ou estragam facilmente.

As estratégias sobre como montar um cardápio que trouxemos aqui são bem relevantes para o seu negócio ser mais organizado, eficiente e lucrativo. Por isso, não deixe de executá-las.Em nosso blog, você sempre encontra dicas interessantes para melhorar o seu restaurante. Leia agora o nosso artigo que explica como melhorar o atendimento online no estabelecimento.

Tags: cardápio, como montar um cardápio, como vender mais no restaurante, estratégia de vendas, estratégias, estratégias para restaurantes, restaurante
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