Como o atendimento personalizado pode reter clientes em seu negócio?
Para os bares, restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos do tipo, prestar um atendimento personalizado é muito importante. Isso porque a personalização está diretamente relacionada com a fidelização e pode proporcionar mais lucros para o seu negócio.
Quer entender tudo sobre como o atendimento personalizado pode reter clientes em seu restaurante? Então, é só continuar lendo o nosso artigo! Preparamos algumas dicas valiosas para você. Não deixe de conferir!
Entenda o que é o atendimento personalizado e qual é a sua importância
O atendimento personalizado é um formato de relacionamento mais flexível com os clientes. Ou seja, ele busca atender de forma exclusiva os desejos e vontades de cada consumidor.
A ideia é que se possa oferecer uma ampla variedade de soluções, que se encaixem melhor à necessidade de cada consumidor. Isso faz com que os clientes se sintam valorizados.
Veja um exemplo prático e real: recentemente, uma pizzaria localizada na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, ganhou notoriedade na mídia ao atender um pedido inusitado, feito pela mãe de uma criança autista.
De acordo com uma reportagem do portal Catraca Livre, o menino gostava de comer apenas as bordas da pizza. A mãe do garoto ligou para o restaurante, explicou a situação e conseguiu que eles preparassem apenas a parte do prato que o filho gostava de comer.
Em entrevista à reportagem, a mãe do menino autista declarou: “É difícil você encontrar um lugar que simplesmente faça esse tipo de coisa. Muitos deles não levam a sério o autismo”.
O que você pensa sobre essa situação? É claro que a mãe do menino, grata pelo atendimento personalizado recebido, voltará a comprar dessa pizzaria muitas e muitas outras vezes, concorda?
Em suma, o atendimento personalizado vai bastante além e gera a retenção de clientes, algo que é muito desejado pelos restaurantes.
Veja 4 dicas para desenvolver um atendimento personalizado para os seus clientes
Agora que você já entende um pouco mais sobre o atendimento personalizado para clientes, vamos apresentar uma série de dicas para que você possa colocar em prática no seu negócio. Acompanhe!
1. Conheça bem os seus clientes
O primeiro passo para desenvolver um atendimento personalizado para os clientes do seu restaurante é conhecer bem as particularidades de cada um. Para isso, você precisa compreender as pessoas e antecipar os comportamentos de cada uma delas.
Ter um sistema de gestão completo é uma excelente maneira de reunir dados dos seus clientes, que podem ser usados em estratégias de personalização.
As informações disponíveis no software podem ajudar na produção de bilhetes com nomes, por exemplo. Também é possível saber se é a primeira vez que a pessoa faz um pedido no restaurante ou não.
Em um programa de fidelização, você pode dar um brinde para o cliente, após ele comprar X vezes no restaurante. Essa é uma boa maneira de prestar um atendimento personalizado e que retém consumidores.
2. Faça pesquisas de atendimento
Ainda sobre conhecer o cliente, é bem importante que você realize pesquisas no seu estabelecimento. A ideia é que você possa compreender o que as pessoas gostam e o que precisa melhorar no seu restaurante.
Com as pesquisas, o seu restaurante poderá entrar em um ciclo de melhoria contínua, algo que é bem positivo para a imagem que as pessoas constroem do estabelecimento.
Um sistema de gestão também pode ajudar nesse sentido, caso os clientes possam dar nota quando pedem algo por delivery, por exemplo.
Até mesmo as avaliações que as pessoas fazem em apps de marketplace de restaurantes, como o iFood e o Uber Eats, podem ser analisadas.
3. Tenha uma boa comunicação
Para que o atendimento personalizado ocorra com sucesso, você precisa ter uma comunicação excelente. Toda a sua equipe precisa estar preparada para responder a todos os questionamentos dos clientes, independentemente das plataformas que eles utilizarem para entrar em contato.
Se o consumidor ligar para o restaurante, deve ter um atendimento cordial e educado. O mesmo vale para quando ele entra em contato pelo WhatsApp, chat nas redes sociais ou aplicativo próprio do estabelecimento.
Usar chatbots de inteligência artificial é uma saída para agilizar o atendimento. Porém, é preciso tomar cuidado para que o seu atendimento não se torne robotizado demais.
As assistentes virtuais podem fazer uma triagem inicial das mensagens. Porém, em determinado momento, pode ser que os atendentes humanos precisem intervir para prestar um atendimento personalizado e compreender a real necessidade do cliente.
4. Busque construir uma relação duradoura com o seu cliente
É bem importante que todos os colaboradores do seu restaurante estejam prontos para construir uma relação duradoura com os seus clientes.
Sabe quando o cliente entra pela porta de uma padaria de manhã e o atendente já sabe que ele quer tomar um cafezinho e um sanduíche prensado? Essa é a meta que o seu restaurante precisa ter.
Você precisa conhecer bem os seus clientes, para construir relações duradouras e conquistar mais lucros, a partir da personalização no atendimento.
Curtiu o nosso conteúdo? Então, não deixe de colocar as nossas dicas em prática e oferecer um atendimento personalizado para reter clientes em seu negócio.
Quer continuar aprendendo boas práticas para o seu negócio? Então, leia agora o nosso artigo que explica como a organização dos pedidos pode promover a fidelização do cliente.