Pedido online: a opção para redução de custos e taxas no seu negócio
Os hábitos dos consumidores, clientes de bares e restaurantes mudam conforme os cenários em que a sociedade está envolvida. Atualmente, por conta da pandemia da Covid-19, atender os clientes via pedido online é uma das principais maneiras de atender os consumidores.
A pandemia fez com que o delivery, que antes era um diferencial, agora seja uma necessidade para os estabelecimentos gastronômicos se manterem no mercado.
Os números que mostram o crescimento do serviço são impressionantes! De acordo com uma reportagem do Jornal da USP, entre março e abril de 2020, houve um aumento de 155% dos clientes adeptos aos aplicativos de delivery.
A quantidade de pedidos feitos pela internet, de acordo com a mesma publicação, já cresceu mais de 975% desde o início da pandemia. Não há dúvidas de que essa é uma grande oportunidade, não é mesmo?
É por isso que o seu restaurante precisa investir em um sistema de pedido online para aumentar os lucros, sem precisar ficar refém de intermediários.
5 benefícios do sistema de pedido online para restaurantes
Tendo em vista que o sistema de pedido online próprio é uma novidade para muitos restaurantes, listamos alguns benefícios que podem ser obtidos ao utilizá-lo. Confira!
1. Eliminação das taxas
Estar presente em plataformas de delivery, como o iFood e o Uber Eats, pode até ser uma boa estratégia, tendo em vista que as pessoas já têm o hábito de usar esses serviços.
No entanto, as empresas detentoras desses aplicativos cobram muitas taxas. É necessário pagar para fazer parte da plataforma e ainda dar um percentual para cada prato vendido.
Quando você tem um sistema de pedido online próprio, os clientes poderão fazer os pedidos diretamente no aplicativo do seu restaurante. Logo, as taxas para os intermediários podem ser reduzidas ou até mesmo excluídas.
2. Loja própria online
Quando se utiliza um sistema de pedido online, o restaurante pode ter a sua própria loja online. Isso é muito interessante, inclusive, para fidelizar clientes.
Quando você está em um marketplace de delivery, a concorrência é muito grande! Caso o cliente tenha o aplicativo do seu estabelecimento instalado no celular, ele poderá fazer os pedidos diretamente para você, sem correr o risco de ser persuadido por uma oferta de outro restaurante.
3. Rapidez no atendimento
O atendimento ao cliente é bastante ágil e rápido no sistema de pedido online. É possível que o usuário acesse o cardápio digital e faça a sua escolha. O método de pagamento também é escolhido facilmente.
Assim que for confirmado o pedido, a equipe da cozinha começa a preparar os pratos e, em seguida, o motoboy é acionado para fazer a entrega na casa ou local desejado pelo cliente.
Caso seja necessário manter alguma comunicação com o cliente, é possível usar uma ferramenta de chat no aplicativo.
4. Integração com o WhatsApp
Quando você contrata um sistema de pedido online, também pode ser solicitada a integração com o WhatsApp do restaurante.
Para o cliente, isso é muito prático! Afinal, ele poderá salvar o contato do seu restaurante no celular e enviar mensagens quando quiser fazer os pedidos.
A integração com o sistema de gestão do restaurante faz com que tudo seja realizado de forma automatizada, evitando assim os erros.
5. Autoatendimento
Outro recurso muito interessante dos programas de pedido online é o autoatendimento. Isso se justifica porque o consumidor atual, principalmente os mais jovens, não gostam de interagir com outras pessoas para resolver situações do dia a dia.
O estudo Customer Experience Trends, citado em uma reportagem do jornal Folha de Londrina, apontou que 40% dos clientes preferem serviços de autoatendimento.
Ou seja, ao fazer pedidos de comida, essas pessoas preferem acessar um aplicativo e escolher, elas mesmas, o que desejam consumir. Aquela velha prática de ligar em uma pizzaria e pedir para o atendente dizer quais são os sabores disponíveis já está praticamente abolida.
Investir em um sistema de gestão completa, com recursos de pedidos online, é uma estratégia necessária não apenas para ter um diferencial, mas sim para garantir a sobrevivência de um restaurante nos dias de hoje.
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