Fluxo de caixa: a importância do controle financeiro para o sucesso do seu restaurante
O fluxo de caixa pode ser definido como a ferramenta que ajuda o empresário da gastronomia a fundamentar as tomadas de decisões no seu negócio. Isso acontece porque ele permite acompanhar toda a movimentação dos valores do restaurante, contribuindo para que se possa ter uma visão ampla sobre a situação financeira do estabelecimento.
Ou seja, o fluxo de caixa funciona como um raio-X, que mostra detalhadamente todos os valores que entraram ou saíram do seu restaurante em determinado período. Esse cálculo deve ser feito com frequência, para que você possa programar melhor o seu negócio.
Continue lendo para saber mais sobre a importância do controle financeiro para o sucesso do seu restaurante.
Motivos para controlar o fluxo de caixa do restaurante
O principal motivo que você tem para fazer o fluxo de caixa é ter uma listagem completa do faturamento do seu negócio. Dessa maneira, você saberá se ele está dando lucro ou prejuízo.
Além disso, ao conhecer o fluxo de caixa, você poderá definir uma verba mensal para fazer investimentos no restaurante, como a compra de novos equipamentos, reformas no ambiente, etc.
Outro motivo importante para fazer o fluxo de caixa diário é ter uma previsão de quando você receberá pagamentos. Se a maioria dos seus clientes paga com cartão de crédito, por exemplo, é necessário ter esse controle, para saber o quanto você receberá ao final do mês, quando as operadoras repassarem os valores para o negócio.
Em restaurantes, vale lembrar que algumas compras de insumos são diárias, tendo em vista que boa parte dos alimentos são perecíveis. Com o fluxo de caixa, você saberá se terá dinheiro disponível em caixa para adquirir esses produtos.
4 dicas para fazer um fluxo de caixa eficiente no restaurante
Agora que você já sabe mais sobre a importância do fluxo de caixa eficiente no seu restaurante, precisa aprender a como realizar esse processo de forma eficiente.
A seguir, apresentaremos algumas dicas bem interessantes. Confira!
1. Registre todas as contas a pagar e a receber do restaurante
Basicamente, o fluxo de caixa é o registro de todas as contas a pagar e a receber que o restaurante tem.
Os lançamentos devem ser feitos corretamente, para que o fluxo de caixa realmente represente a situação financeira do seu negócio. Somente assim será possível ter um controle das finanças do seu negócio.
Para que o registro seja feito de forma correta, é fundamental que você tenha um sistema de gestão eficiente. Isso porque ao fazer essas contas de forma manual ou em programas comuns, como o Excel, as chances de ocorrerem erros operacionais são muito grandes. Com os softwares específicos, isso deixa de ocorrer.
2. Crie categorias para as receitas e despesas
Para que o fluxo de caixa do restaurante seja ainda mais eficiente, você deve categorizar as receitas e despesas. Isso é importante para que você veja quais são os maiores gastos e lucros do seu restaurante. Assim, poderá desenvolver estratégias para gastar menos e ganhar mais.
As receitas podem ser classificadas em pagamentos em dinheiro ou cartão de crédito, por exemplo. Também pode ser feita uma diferenciação dos lucros obtidos no restaurante e com delivery, para que se saiba qual opção de atendimento merece mais investimento.
As despesas, por sua vez, podem ser classificadas em fixas ou variáveis. Os gastos fixos são aqueles que o seu restaurante tem todos os meses, como o pagamento das contas de água, energia, aluguel, salário dos funcionários etc.
Já os variáveis são os que ocorrem eventualmente, como uma reforma no salão ou compra de novos equipamentos para a cozinha.
3. Faça um controle de estoque eficiente
Sim, o controle de estoque do seu restaurante está diretamente relacionado com o fluxo de caixa. Isso porque, quando você tem um controle bem definido das entradas e das saídas de insumos da sua despensa, consegue fazer um planejamento de compras mais eficiente.
Vamos supor, por exemplo, que o principal prato do seu restaurante é o bife à parmegiana. Nesse caso, você precisa comprar carne, queijo e molho praticamente todos os dias.
Ao ter um controle de estoque eficiente, você saberá o quanto desses itens precisa comprar por dia. Assim, conseguirá projetar melhor os gastos no fluxo de caixa.
4. Determine o período do seu fluxo de caixa
É importante que você faça o fluxo de caixa diariamente. Porém, além desse controle, é interessante que a mensuração também seja realizada em períodos maiores, como quinzenal ou mensalmente.
Isso é bem importante para que você possa ter um controle ainda mais eficiente sobre os lucros e gastos que o seu restaurante está proporcionando.
O fluxo de caixa, como você pode perceber, é uma ferramenta importantíssima para que os empreendedores da gastronomia tenham mais sucesso em seus negócios. Ao usar bem esse recurso, você fará um belo trabalho não apenas na cozinha, mas também na gestão do seu restaurante.
Contar com um sistema de gestão eficiente, que proporcione o controle de estoque e o registro instantâneo de entradas e saídas de dinheiro do caixa é o primeiro passo para fazer um fluxo de caixa eficiente. O Genuine oferece todas essas funcionalidades! Acesse o nosso site e saiba mais.