Por que é importante uma gestão completa em seu estabelecimento?
Para quem é dono de um estabelecimento gastronômico, saber como fazer a gestão completa é muito importante. É por isso que ter um sistema para restaurantes é tão útil nos dias atuais.
Com esse tipo de programa, o gestor pode automatizar tarefas e fazer tudo com muito mais praticidade no seu estabelecimento. As tarefas mais operacionais, se realizadas como antigamente, de maneira manual costumam demandar muito tempo para serem concluídas.
Ao usar um sistema para restaurantes completo, o gestor do negócio poderá focar mais nas atividades estratégicas e menos no operacional. Dessa maneira, mudanças podem ser realizadas e mais lucro será obtido.
Sistema para restaurantes: 5 tópicos que garantem uma gestão completa
Quando falamos em sistema para restaurantes, é interessante lembrar que nem todas as opções disponíveis no mercado são realmente eficientes.
É preciso que sejam analisados alguns tópicos, para que se saiba realmente se o software escolhido reúne as características que garantem uma gestão completa.
Para que você saiba quais são elas, criamos uma lista com tópicos que devem ser analisados. Confira, a seguir:
1. Facilidade para o atendimento
Um sistema para restaurantes precisa ter recursos que garantem mais facilidade para o atendimento ao cliente.
Em um restaurante, que faz tudo de maneira manual, é comum que o garçom anote os pedidos em um bloco de papel e depois leve o pedido até a cozinha, para que os pratos sejam preparados. Essa prática já está bem ultrapassada e gera demora no atendimento aos clientes.
Com um sistema para restaurantes, o garçom digita os pedidos em um tablet e automaticamente os cozinheiros recebem uma notificação do prato que deve ser preparado. Dessa forma, o atendente não precisa ir até à cozinha para repassar a solicitação.
O atendimento também ganha agilidade, porque o garçom, assim que terminar de atender uma mesa, pode já ir para a outra. Assim, tudo fica muito mais rápido e os clientes muito mais satisfeitos.
2. Registros de pedidos online
Em restaurantes e bares, os pedidos online são cada vez mais comuns. Muitos estabelecimentos, inclusive, para atender melhor os clientes pela internet, têm os seus próprios aplicativos.
Nesse caso, os apps devem ser integrados com o sistema. Dessa forma, conforme os clientes fazem os seus pedidos, as solicitações chegam à cozinha. Além disso, a logística também pode iniciar o seu trabalho, preparando os motoboys para fazerem a retirada e as entregas na casa do cliente.
Com essa ferramenta, os restaurantes conseguem atender os clientes até mesmo em momentos mais adversos, como é o caso da pandemia da Covid-19, que exige certo distanciamento social.
3. Financeiro simplificado
É importante avaliar se o sistema para restaurantes tem o financeiro simplificado, para que o fluxo de caixa possa ser bem conduzido, com todas as receitas e despesas devidamente registradas.
Além dos registros, é relevante observar se o programa gera relatórios automáticos. De tal maneira, é possível ter uma visão estratégica do negócio e saber mais sobre o real faturamento. Medidas estratégicas podem ser tomadas, nesse sentido.
4. Controle de equipe
O controle da equipe também pode ser feito por meio de um software de gestão. Com essa ferramenta, é possível mensurar a produtividade de garçons, atendentes e profissionais da cozinha.
Os dados gerados podem ser usados até mesmo para programas de valorização do time, como a distribuição de prêmios, conforme as metas forem alcançadas. Isso fará com que a sua equipe trabalhe de forma muito mais motivada.
5. Controle de estoque
Para um restaurante, fazer um controle de estoque eficiente é muito importante. Afinal, se os produtos ficarem muito tempo armazenados e não forem utilizados, perdem o prazo de validade e isso gera prejuízo para o estabelecimento.
Recomenda-se que sejam aplicadas técnicas como a PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). De tal maneira, se evita que perdas aconteçam. Com um bom sistema de gestão, isso se torna possível de ser realizado.
É importante também investir em um sistema que seja descomplicado, fácil e sem burocracias. Pois, assim, você otimiza seu tempo e mantém todas as informações organizadas.
Vantagens de ter uma gestão completa no restaurante
Ter uma gestão completa no restaurante gera uma série de vantagens para os estabelecimentos. A principal delas, conforme explicamos, é a melhor administração do tempo.
Na atualidade, o gestor de uma pizzaria, pub, bar, restaurante ou qualquer outro estabelecimento da área da gastronomia não pode perder tempo fazendo tudo em um caderno. A gestão em programas de computador simples, como o Excel, também não é recomendada.
Isso porque um fluxo de caixa feito no Excel, por exemplo, não é atualizado de maneira automatizada. É preciso digitar tudo no computador, o que pode gerar erros e muita perda de tempo.
Com um programa que faz a gestão completa, conforme os pagamentos são realizados pelos clientes, os registros já são feitos de maneira automática. Não é preciso fazer nada além de cobrar o consumidor e registrar a forma de pagamento, como em dinheiro ou cartão de crédito, por exemplo.
Outra vantagem é que a gestão completa interliga todas as áreas. Conforme o cozinheiro retira um produto do estoque para preparar um prato, já é dado baixa automaticamente no sistema. Dessa forma, o responsável pelas compras incluirá a reposição necessária no próximo pedido feito ao fornecedor.
Como você pode perceber, a gestão completa é muito importante para que o negócio tenha resultados positivos. Um sistema para restaurantes pode ajudar muito nesse sentido.
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