Por que apostar nas pesquisas de satisfação em seu estabelecimento gastronômico?
Você já pensou em fazer pesquisa de satisfação no seu restaurante? Essa prática é altamente recomendada, tendo em vista que as respostas trazidas pelos clientes podem ser muito valiosas para o estabelecimento.
Ao conhecer a opinião dos consumidores você pode tomar as medidas cabíveis para aperfeiçoar os seus serviços e ter mais resultados positivos no negócio. Isso vai desde o preparo dos pratos até a administração do restaurante.
Continue a leitura e entenda o porquê de ser tão importante apostar nas pesquisas de satisfação em seu estabelecimento gastronômico.
Motivos para fazer pesquisa de satisfação no restaurante
Existem vários motivos que justificam a realização de pesquisas de satisfação no restaurante. A seguir, apresentaremos alguns dos principais. Veja!
Conhecer o perfil do cliente
Um dos principais objetivos de uma pesquisa de satisfação é conhecer melhor o perfil dos seus clientes. Isso é importante para que os serviços sejam cada vez mais personalizados.
Se quem frequenta o seu restaurante é um público mais sofisticado, por exemplo, talvez valha a pena investir mais em pratos da alta gastronomia, por exemplo.
Agora, se o seu restaurante for mais popular, talvez seja mais interessante diversificar os pratos e oferecer opções de comida mais simples e caseira.
Conhecer os seus erros e acertos
Muitas vezes, na correria do dia a dia, os gestores dos restaurantes acabam realizando os processos sempre da mesma maneira. Por conta disso, algo que se imagina agradar, pode estar desagradando os clientes.
O atendimento, a forma como os alimentos são servidos, as embalagens, o serviço de delivery, entre diversos outros fatores podem ser avaliados. O feedback dos clientes é muito importante para melhorar os seus serviços de forma contínua.
Avaliar o uso de sistemas de automatização no restaurante
Os sistemas de automatização podem revolucionar o trabalho realizado nos restaurantes. Atividades que antes eram manuais, como o fechamento do caixa, o controle de estoque e os registros nas comandas passam a ser feitas com muito mais praticidade e controle.
Logo, quando um restaurante adota o uso desse tipo de software, os serviços oferecidos tendem a melhorar muito e isso fica perceptível para o cliente.
As pesquisas de satisfação, portanto, podem ser feitas antes e após o uso dos sistemas. Dessa forma, você pode comparar os resultados e verificar se valeu a pena ou não o investimento.
Dicas para fazer pesquisa de satisfação em um estabelecimento gastronômico
Compreendido sobre a importância das pesquisas de satisfação? Então, fique atento para algumas dicas para colocar isso em prática!
Defina o que será perguntado
A primeira coisa que deve ser definida antes de fazer uma pesquisa de satisfação é o que será perguntado. Para isso, é interessante fazer uma análise de todos os processos do restaurante e verificar o que reflete no atendimento aos clientes.
Você pode questionar os clientes sobre a qualidade e o sabor dos pratos, as entregas feitas pelo delivery, o comportamento dos atendentes e garçons, a estrutura do salão etc.
Elabore os questionários com alternativas
Geralmente, as pessoas não gostam de perder muito tempo respondendo pesquisas. Por isso, para tornar a atividade mais breve, prefira sempre trabalhar com perguntas que tenham respostas fechadas, já incluindo as alternativas.
Você pode fazer perguntas cujas respostas sejam “sim” ou “não”. Outra possibilidade é pedir para os clientes avaliarem cada tópico com notas de 0 a 10.
Apesar disso, sempre deixe um espaço para comentários, caso o cliente queira justificar a resposta ou registrar alguma situação.
Escolha os meios de aplicação da pesquisa
Depois de ter o questionário pronto, é preciso escolher a forma como a pesquisa será realizada. Existem diversas maneiras para fazer isso, mas usar os meios eletrônicos é a mais prática e rápida para você e seus clientes.
É possível criar um formulário do Google com as perguntas e enviar o link para os clientes pelo WhatsApp, por exemplo.
Para estimular as pessoas a participarem, você pode fazer sorteios para os respondentes ou dar um desconto na próxima compra. Assim, você garante uma maior adesão à sua pesquisa.
Aplique os resultados alcançados
De nada adianta fazer uma pesquisa de satisfação e não dar utilidade para os resultados alcançados.
As respostas dos clientes são dados valiosos e que podem trazer muitos insights para melhorar o seu negócio. Por isso, elas devem ser utilizadas para direcionar melhor o seu planejamento estratégico, por exemplo.
Com as pesquisas de satisfação, o seu negócio pode ir muito mais longe! Por isso, pense bem na possibilidade de desenvolvê-las no seu estabelecimento e garantir um atendimento de mais qualidade aos clientes.
Por falar nisso, os convidamos agora para ler o nosso artigo que explica como o atendimento personalizado pode reter clientes em seu negócio!